ogo eletrônico de shoot 'em up desenvolvido pela Treasure. É o sucessor espiritual de Radiant Silvergun (1998) e foi originalmente lançado para os arcades Japoneses em dezembro de 2001. A história do jogo acompanha um piloto rebelde chamado Shinra enquanto ele luta contra uma nação inimiga usando uma nave-caça chamada Ikaruga, projetada de forma especial e podendo alternar entre duas polaridades: preta e branca. Essa mecânica de polaridade é o recurso principal e o fundamento para o design das fases e dos inimigos.Todos os inimigos e balas no jogo são pretos ou brancos. Balas da mesma cor do jogador são absorvidas, enquanto que as outras o eliminarão. O jogo oferece tanto um modo single-player quanto um cooperativo two players.
O desenvolvimento de Ikaruga começou durante as horas vagas de Hiroshi Iuchi, enquanto a Treasure estava envolvida com o desenvolvimento de Sin and Punishment (2000). O jogo começou como uma continuação de Radiant Silvergun e pega emprestado muitos elementos dele, assim como a mecânica de polaridade de Silhouette Mirage (1997), da Treasure. Durante a fase de protótipo do jogo, a munição do jogador era limitada. A mecânica de absorção das balas era utilizada para recarregar a munição, no entanto, essa mecânica de munição foi considerada fraca, pois criava muitas quebras na ação. Em sintonia com a tradição filosófica de design de jogos da Treasure, Ikaruga foi projetado, intencionalmente, para desafiar as convenções padrões de design de jogos e desenvolver um novo tipo de jogo de tiro. Ao todo,cinco membros da equipe da Treasure trabalharam em Ikaruga, bem como três da G. rev na equipe de apoio.
Após o lançamento inicial em arcades japoneses, a recepção foi mista. Os membros da Treasure explicaram que isso foi devido aos jogadores estarem esperando mais um jogo de tiro padrão, mas, ao invés disso, foram recebidos por um sistema de jogo diferente que contava mais com elementos de puzzle do que com uma jogabilidade baseada em tempo de reação para desviar das balas. Em 2002, Ikaruga foi portado para o Dreamcast no Japão e uma legião de seguidores começou a crescer devido aos gamers de jogos importados ao redor do mundo. Foi lançado mais tarde no Ocidente em 2003 para GameCube, recebendo críticas positivas. Os críticos elogiaram os gráficos, bem como a arte e o design de som. Algumas críticas foram direcionadas à dificuldade. A maior parte dos críticos acharam que as escolhas de design únicas do jogo foram inovadoras, enquanto outros acharam que encobriram muito dos elementos clássicos de jogos de tiro. Ikaruga foi mais tarde portado para o Xbox 360 , assim como para o Microsoft Windows e o Nintendo Switch. Em retrospectiva, Ikaruga é frequentemente considerado como um dos melhores shoot 'em ups de todos os tempos e um dos melhores trabalhos da Treasure.
Nenhum comentário:
Postar um comentário